terça-feira, 4 de agosto de 2009

Emburrecimento cultural

"Acho que os "cultos" ou intelectuais deste País esta extremamente satisfeitos com a situação política. Nao se manifestam para nada, investir mais dinheiro neles, para quê?, eles só querem aparecer na grande mídia e nao passam nenhuma mensagem emancipatória à este povo encurralado nas ideologias dominantes. "por Antonio dos Santos Oliveira (21/10/2008 11:23)

Concordo com o comentário feito no fórum 'Você acha que a cultura precisa de mais recursos para desenvolver seus projetos?'
Mas falar apenas não resolve. Principalmente falar por auto. Vamos falar a verdade. E a fundo.

O presidente Lula conseguiu( após tornar-se presidente) que seu filho virasse um multimilionário. Um fenômeno. Com fazendas de 100 milhões de dólares. Pesquisem. Vocês verão.
ACM tinha seu feudo na Bahia. Garantindo o mínimo do mínimo do mínimo existencial. SIMPLESMENTE MISERANDO DIREITOS QUE O POVO BAIANO JÁ TEM.
A família Collor controla os meios de comunicação em Alagoas. E a prefeitura também. E, se bobear, ela controla você se você estiver em Alagoas. Existem praias particulares lá. Os garçons vivem das gorjetas. Nem salário têm (não em todo o estado, obviamente. Alguns estabelecimentos pagam salários-isso não é um avanço?).
Sarney faz seu feudo no Maranhão. Manda, desmanda, compra e vende de tudo. Até você, se passar por lá.Como a lei proíbe que ele seja eleito senador por lá já que a filha dele é governadora, ele foi eleito pelo Amapá.

Não estou dizendo que tais pessoas/famílias sejam más. Não. Só são ricas. Talvez cumpram, em parte, com seu deveres cívicos e morais. Talvez façam um bom trabalho como políticos.Só estou dizendo que poderiam promover a emancipação cultural. MAS QUEREM?

E AS PESSOAS RECLAMAM QUE OS EUA/MULTINACIONAIS QUEREM LOTEAR O PAÍS.ISSO JÁ NÃO É FEITO??
Ah, então é melhor ser colonizado por brasileiros? Então, tá certo.

E por que eu disse tudo isso? Pra dizer que essas pessoas (que detêm o poder econômico, político e midiático) não têm o menor interesse em promover a cultura. O ensino. A pesquisa. A 'falência da educação' é útil. Pra muitos. (PS: muitos DAQUELES com dinheiro).
Vargas havia baixado uma lei em 1932 que garantia a gratuidade no Ensino Federal. Não deu certo. Afinal, precisa-se encher os cofres públicos. E garantir que só gente com dinheiro tenha acesso aos bons centros de capacitação.
Cinemas, teatros, livros,escolas,cursos, faculdades, seminários,viagens, museus? Vamos taxar, afinal, quem se importa com direito de pobres em ter acesso a tudo isso?
Como diria Boris Casoy: 'Isso é uma vergonha!!'

Nenhum comentário:

Postar um comentário