terça-feira, 4 de agosto de 2009

Novo Ensino Médio e ENEM

Re-pensar o modelo de educação é um dos pilares do nova Pedagogia. Mas será que podemos fazer essa mudança simplesmente alterando a legislação?
Penso que NÃO!!!
Senão,vejamos:
O modelo atual de educação previsto na constituição prevê que as escolas ensinem a história africana. Prevê a 'garantia da qualidade de ensino'. Uma lei do estado do RJ exige o ensino do Estatuto da Criança e do adolescente nas escolas no ensino fundamental e médio. Outra, do mesmo estado, propõe a correção dos salários dos professores em março. SABE QUAL DESSES REGULAMENTOS É CUMPRIDO? Nenhum. Não é a falta de leis, é a falta de prática delas que torna o sistema educacional inócuo.
"Quanto mais leis, menos justiça" (Provérbio Alemão)
Se há excesso de leis, não pode haver cumprimento destas. Isso sem contar o choque entre as leis VIGENTES. Como explicar a jubilação se a lei 9394/96 a revogou? Como explicar a existência de 'provas' nas faculdades de pedagogia quando não há um estudo sequer que aponte para a capacidade das provas de aferir o conhecimento???
Como?
Não, o problema não são as leis. São as pessoas. Professores, muitos deles, não veem o menor sentido em valer-se do sistema educacional 'novo' apresentado pelas teses defendidas. Pra quê? Trabalham pelo dinheiro...Não vejo possibilidade de uma efetiva mudança no sistema educacional, principalmente se mudarmos assim, 'de supetão'. As universidades fazem o que querem, os professores universitários, idem. E mantemos a lógica do 'manda quem pode, obedece quem tem juízo'.

Professores não servem a seus interesses, mas sim à coletividade. À Educação. Porém, não temos visto isso. Como diz Aristóteles: "Aquele que não pertence a si mesmo, pertence a outro". A quem têm pertencido nossos profissionais? Não teremos nós também parcela de culpa na mentalidade tupiniquim??

Critóvão Buarque propõe uma 'revolução educacional'. Os parlamentares ouvem, olham, pensam. Aplaudem. Tudo muito bonito. Mas nada é feito. BATER PALMAS NÃO RESOLVE! FICAR DE BRAÇOS CRUZADOS 'VENDO A BANDA PASSAR' NÃO É A SOLUÇÃO. Mas se nem os pedagogos se entendem, se eles sequer querem dar ouvidos às suas teses...por que nós iríamos ouvir?

QUE VERGONHA!

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